O Suicídio


   Um dos pais da Sociologia, Émile Durkheim, já deu as caras aqui no blog, no texto "O Ponto de Vista", onde mencionei os termos "Totem" e "Tabu" que estão representados em um de seus grandes livros, "Formas Elementares da Vida Religiosa" (1912). Mas hoje, vamos falar sobre algo mais profundo: O Suicídio, que é tema do livro de mesmo nome do autor, publicado em 1897.



   A princípio, Durkheim estabelece uma máxima a ser respeitada:

 "Todo o caso de morte que resulta, direta ou indiretamente, de um ato, positivo ou negativo, executado pela própria vítima, e que ela sabia que deveria produzir esse resultado".



   Baseando-se nisso, Durkheim estabelece outra máxima, esta, relacionada diretamente ao ato suicida:  


"Cada sociedade tem portanto, em cada momento da sua história, uma aptidão definida para o suicídio”. 

  
 Ou seja, em cada grupo social há um número X de suicidas, no qual este número é uma constante dentro deste grupo social. Um "Grupo de suicídio" relacionado a cada sociedade na qual 


 

“Não se pode explicar nem através da constituição orgânico-psíquica dos indivíduos nem através da natureza do meio físico"
...
   “…primeiro, a natureza dos indivíduos que compõem a sociedade; segundo, a maneira como estão associados, ou seja, a natureza da organização social; terceiro, os acontecimentos passageiros que perturbam o funcionamento da vida coletiva, sem alterar no entanto a constituição anatômica desta, tais como as crises nacionais, econômicas etc.”


   Então, o suicídio é um acontecimento puramente social. na qual é influenciado por outros acontecimentos sociais, como as leis morais regentes na sociedade, como é o relacionamento da vítima com a sociedade que se organiza em volta dela e outros pequenos eventos de socialização que vão acontecendo conforme o tempo passa.

   Então Durkheim, desenvolve seu diálogo, clocando os três tipos de Suicídio existentes:

    Suicídio Egoísta: É aquele em que o ego  se afirma descontroladamente frente ao ego da sociedade ou do grupo social, ou seja, há um certo egocentrismo sem controle por parte do indivíduo. A relação social indivíduo/grupo social, enfraquece, fazendo com que a pessoa não veja mais sentido na vida e não enxergue mais razão alguma para viver;

   Suicídio Altruísta: É aquele onde o indivíduo sente o dever de cometê-lo para se desvencilhar de uma vida insuportável. Ocorre quando o ego não pertence à pessoa, se mistura com outro fator social/religioso que é inerente ao próprio ego, ou seja, Dentro de um grupo social, no qual o indivíduo pertence. Como por exemplo, os kamikazes japoneses, os muçulmanos que cometem atos de terrorismo, entre outros.

   Suicídio Anômico: É aquele que ocorre quando há um tipo de anomia social, ou seja, quando não há regras sociais para "Limitar a Liberdade", criando uma desordem social, fazendo com que a sociedade não consiga retornar ao seu estado inerte normalizado. Na quebra da bolsa de valores, por exemplo, houve uma completa desordem nas regras sociais de determinados grupos. Alguns indivíduos "quebraram" economicamente fazendo com que ficassem em uma situação pior do que a que ocupavam anteriormente. Logo,  há uma perda repentina de riquezas e poder, fazendo com que, os índices desse tipo de suicídio aumentem. Seria importante ressaltar que Durkheim diz que este tipo de suicídio é maior em países economicamente instáveis e geralmente detentores de uma grande riqueza. Pois os pobres conseguem lidar melhor com este tipo de quebra econômica.
...

    Já ouviu falar a expressão: "Quanto mais suicidas, menos suicidas" ? Isso é uma das grandes verdades sociais pregadas por Durkheim, porque o suicídio é uma espécie de mecanismo de controle social, para tornar a massa homogênea nos grandes grupos sociais. É como se fossemos mercadorias de uma empresa que produz essa mesma mercadoria em grandes quantidades. Se não somos bons o suficiente, somos descartados, e o suicídio é uma forma de "Eliminar os fios soltos" 

    Então, se você se acha 'diferente' e está sofrendo com isso. Mostre sua opinião. Porque a sociedade funciona como um relógio. e suas opiniões são como as engrenagens desse relógio. é de suma importância, que você faça esse relógio funcionar da forma correta. Dando sua opinião. Sem limitar-se a regras sociais, ou a pontos de vista coletivos. Seja você. seja autêntico
    


0 comentários:

Postar um comentário